Blog

Problemas de Vibração em Ventiladores Industriais

Causas comuns de vibração em ventiladores industriais

problema de vibração em ventilador industrial - projelmec - ventiladores industriais - Por engenheira Laura Baldissera
Veja como identificar e resolver problemas de vibração de ventiladores industriais.

Como identificar e resolver problemas de vibração do ventilador:

A vibração pode ser muito legal no lazer, mas em ventiladores industriais são um problema. Mesmo quando os equipamentos saem de fábrica balanceados e testados como os nossos, até o destino, instalação e durante a vida útil muita coisa pode acontecer, inclusive podem surgir problemas de vibração.
Estes sete motivos são os mais comuns que você pode encontrar de vibração do ventilador em campo. Falaremos sobre o que procurar e algumas maneiras de mitigar estes problemas.

1. Acúmulo de material no rotor

Se você tiver uma aplicação de transporte pneumático ou alguma aplicação com um ventilador que tende a acumular material como cozinhas, os problemas de vibração do ventilador são bastante comuns. Quando isso acontecer, provavelmente é hora de limpar o rotor. Isso significa desligar, esperar que todas as peças parem de se mover, travar, abrir a porta de inspeção para limpar as partes girantes completamente, fechar a porta de inspeção e ligá-lo novamente. Recomendamos colocar isso em um cronograma de manutenção regular para evitar problemas de vibração no futuro. A alternativa é substituir o rotor do ventilador por uma pá autolimpante(radial) ou a forma construtiva.

2. Rotor do ventilador deteriorado

Existem muitas razões para a deterioração de um rotor de ventilador. Os ventiladores industriais podem durar décadas, então pode ser apenas um desgaste normal ao longo do tempo. Muitos processos industriais envolvem gases corrosivos que podem desgastar o rotor muito mais rapidamente, fazendo com que as propriedades do rotor mudem. A vibração vem das mudanças nas propriedades dentro da carcaça do ventilador no rotor. Nesse caso, você provavelmente precisará substituir a rotor por um novo, projetado com materiais de construção resistentes à corrosão.

Compartilhe essa publicação

WhatsApp
LinkedIn
Facebook

3. Chumbadores/fixação soltos

Chumbadores soltos são bastante comuns e fáceis de consertar. Isso é especialmente perceptível se a vibração estiver no lado vertical do rolamento, devido aos fixadores na base do ventilador não estarem seguros o suficiente no chão. Se você achar que esta é a causa dos problemas de vibração do ventilador, basta pegar uma furadeira e fixá-la.

4. Desalinhamento dos componentes de acionamento

A manutenção regular requer abertura ou desmontagem e remontagem ocasionais para limpeza, lubrificação e troca de peças. Isso pode desalinhar o equipamento, o que por sua vez pode criar problemas de vibração no ventilador. Para consertar isso, use sua régua. Você vai querer ter certeza de alinhar os rolamentos, o eixo, o acoplamento, as polias e o motor para realinhar totalmente o acionamento.

5. Rolamentos defeituosos

Se você deixou seu equipamento estocado por um longo período sem movimentá-lo ou se a graxa estiver contaminada, deteriorada, de qualidade duvidosa ou os rolamentos funcionaram por muito tempo sem manutenção adequada e substituição da graxa (para rolamentos não blindados), o rolamento ficará com defeito e terá um ruído de metal causando vibração. Neste ponto, você está no caminho certo para a falha. Esteja um ou ambos os rolamentos com defeito ou falhando, você deve substituir os dois. É muito melhor garantir um cronograma regular de manutenção, pois a falha do rolamento é um dos problemas mais comuns que causa vibração no ventilador.

6. Operando próximo ou operando na região instável da curva

Este é outro problema que pode ser muito simples ou muito complexo de resolver. Há uma região instável na curva do ventilador logo à esquerda do pico, onde você experimentará vibrações, picos ou travamentos do ventilador. Isso pode ser devido a algo tão simples como um damper que precisa ser fechado ou aberto, ou pode ser algo muito mais complexo no funcionamento do ventilador. Se você puder controlar o fluxo de ar para evitar a região instável e escapar da velocidade crítica do sistema, deverá evitar ou resolver facilmente esse tipo de vibração no ventilador.

7. Operando em – ou próximo – de uma frequência ressonante

Uma frequência ressonante é uma frequência específica que “excita” o seu ventilador.
Não é exatamente um problema de desempenho; simplesmente não é uma boa frequência para o design específico do rotor do ventilador, por isso causa vibrações. Se você estiver tendo vibrações devido a uma frequência ressonante, evite esta rotação, e isso deve resolver os problemas de vibração do ventilador.
Ouça a nossa engenheira sobre como identificar problemas de vibração em ventiladores.
A Engª Laura A. Baldissera descreve as causas comuns de problemas de vibração dos ventiladores industriais neste vídeo de menos de 5 minutos.
Observe que as informações acima são baseadas em 50 anos de experiência e informações coletadas neste período. Não cobre necessariamente todos os possíveis problemas de vibração nem representa todas as soluções possíveis.
Para fazer perguntas, obter mais detalhes ou discutir sua aplicação, entre em contato conosco. Teremos muita satisfação em ajudá-lo.
Elaborado por: Eng.ª Laura Baldissera- Diretora Comercial / Eng.ª de aplicação da Projelmec.
problema de vibração em ventilador industrial - projelmec - ventiladores industriais - Por engenheira Laura Baldissera
Reproduzir vídeo sobre problema de vibração em ventilador industrial - projelmec - ventiladores industriais - Por engenheira Laura Baldissera

Compartilhe essa publicação

WhatsApp
LinkedIn
Facebook